Cases

Spoleto faz promoção utilizando o Foursquare (Mobile Marketing)

10 de maio de 2010 por Lucas

Pegando carona nesta grande tendência dos aplicativos mobile que utilizam a geolocalização, nada mais comum do que nos lembrarmos do Foursquare como referência. Para quem nunca usou este aplicativo, basicamente ele consiste em ser uma rede social de geolocalização em que o usuário pode realizar “chekin’s” para cada lugar em que estiver. A ferramenta também possibilita que sua “localização” seja postada em outras redes sociais como Twitter e Facebook. Quem der mais “chekin’s” em um determinado local será o “Mayor” (prefeito) do mesmo.

Entendendo esta “brincadeira”, algumas empresas começam a ver oportunidades para fidelizar seus clientes, através de promoções, brindes e até mesmo descontos exclusivos. E é aqui que entra o Spoleto. A rede de culinária italiana entrou no mundo dos aplicativos mobile, mais precisamente no Foursquare possibilitando uma disputa interessante entre usuários do aplicativo em 6 de suas lojas (3 em São Paulo e 3 no Rio de Janeiro).

O Spoleto toda sexta-feira irá premiar o “Mayor” de cada uma de suas 6 lojas.  Por exemplo, uma das lojas Spoleto que está participando da brincadeira é a que esta localizada em São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1246. Toda sexta-feira, aquele que for o Mayor desta loja, deverá dirigir-se ao caixa, realizar um chekin no Foursquare e mostrar que ele é ainda o Mayor da loja.  Na hora a pessoa receberá um prato Spoleto.

A graça da brincadeira é, que justamente a posição de Mayor pode mudar por inúmeras vezes ao longo da semana, pois, quem der mais chekin’s poderá acabar se tornando temporariamente um novo Mayor de alguma das lojas Spoleto.

O prêmio só será válido para o primeiro Mayor que aparecer na loja na sexta-feira. Ou seja, se o Mayor retirar um prato na hora do almoço e, mais à tarde, aparecer um novo Mayor, este novo Mayor da tarde não poderá retirar seu prato pois esta promoção premia justamente aquele que for o primeiro Mayor que chegar a alguma das 6 lojas.

Esta é mais uma ação inovadora de uma empresa que se associa a uma rede social, no caso, que utiliza o Foursquare como programa de fidelização para seus clientes. Já vimos anteriormente o caso da Pepsi aqui no Mobilepedia.

Esta promoção do Spoleto tem duração até dia 31 de julho. Todavia, se for um sucesso, pode ser que seja prorrogada e posteriormente expandida para as outras 204 lojas da rede que estão espalhadas pelo Brasil.

As lojas Spoleto que estão participando desta ação são:

Rio de Janeiro
- Spoleto Botafogo Praia Shopping
Spoleto Pedro Lessa
Spoleto Rio Branco (RB1)

São Paulo
- Spoleto Faria Lima
Spoleto Shop. Villa Lobos
Spoleto Al. Santos

Para mais informações a respeito desta ação clique aqui.

Tecnologias: Aplicativo Mobile, Rede Social Móvel.

Empresas participantes: Spoleto.

Compartilhe esta página:

  • E-mail
  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • delicious
  • feed
  • technorati