Notícias

Crescimento no número de desenvolvedores de aplicativos para iPhone

04 de abril de 2010 por Ana Paula Gilsogamo

O Jornal Valor publicou, em sua edição online, uma matéria sobre o crescimento do número de desenvolvedores brasileiros de aplicativos para iPhone. Atualmente o Brasil tem 4,8 mil pessoas cadastradas pela Apple para desenvolver aplicativos.

 Um dos exemplos citados na matéria é Noel Rocha que trabalha de dia em uma companhia de software para telefonia e, nas horas vagas, se aventura pelo mercado de aplicativos para iPhone. Ele é o desenvolvedor do aplicativo Alaga São Paulo, que já é conhecido dos leitores da MobilePedia. Além desse, Noel Rocha já desenvolveu outro programa, ambos são oferecidos gratuitamente na loja App Store. “Coloquei de graça para que as pessoas me conhecessem. A partir daí, as empresas começaram a me contratar para desenvolver aplicativos”, afirma.

No mundo, há 125 mil desenvolvedores cadastrados pela Apple. “A maioria dos aplicativos em português foram criados no Brasil”, observa Fabio Ribeiro, engenheiro de sistemas da Apple. A empresa não divulga o número de aplicativos ou sua demanda no país.

Segundo a matéria, não são apenas programadores independentes que estão se interessando pelo mercado de desenvolvimento de aplicativos. A matéria cita como exemplo a Ci&T, companhia brasileira voltada à terceirização de serviços de tecnologia, que está investindo R$ 2 milhões em um laboratório dedicado a produzir aplicativos para aparelhos celulares. A empresa, que prevê um faturamento de R$ 100 milhões neste ano estima que em três anos pelo menos 20% do seu faturamento será obtido com a venda de aplicativos para aparelhos celulares e para o iPad.

Confira a matéria completa.

Tecnologias: Aplicativo Mobile.

Empresas participantes: Apple.

Compartilhe esta página:

  • E-mail
  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • delicious
  • feed
  • technorati