Notícias

Distimo apresenta comparativo entre lojas de aplicativos

24 de fevereiro de 2010 por Ana Paula Gilsogamo

A Distimo, empresa holandesa que analisa dados de todas as lojas de aplicativos, apresentou um comparativo bastante completo entre elas durante o Mobile World Congress 2010, em Barcelona.

Em sua apresentação, a empresa trouxe dados da iTunes App Store, BlackBerry App World, Google Android Market, Nokia Ovi Store, Palm App Catalog e Windows Marketplace for Mobile.

A empresa comparou o crescimento das lojas, a quantidade de aplicativos, a porcentagem entre aplicativos pagos e gratuitos, além de, os aplicativos mais populares em cada loja. Ou seja, disponibilizou um grande material para o mercado mobile e principalmente para os desenvolvedores de aplicativos.

Como era de se esperar, na comparação entre o crescimento e o tamanho (quantidade de aplicativos disponíveis) das lojas a App Store saiu na frente. Com quase 151 mil aplicativos disponíveis e um aumento de 13.865 mil aplicativos por mês (dados de dezembro 09/ janeiro 10) a App Store se destaca das demais. A segunda maior loja, a Google Android Market, possui 19.897 aplicativos disponíveis e um crescimento de cerca de 3 mil aplicativos por mês. Confira os gráficos abaixo.

O comparativo ainda mostra a porcentagem de aplicativos gratuitos e pagos baixados em cada loja. Com exceção da Google Android Market, em todas as lojas o número de aplicativos disponíveis é superior ao de aplicativos gratuitos. Confira o gráfico abaixo.

Além disso, também foi apresentada uma comparação entra o preço dos aplicativos de cada loja. Neste caso, em primeiro lugar está a BlackBerry App World com uma média US$ 8,26, seguida pela  Windows Marketplace for Mobile, com US$ 6,29. Confira os dados completos no gráfico abaixo.

Por fim, foram apresentados os resultados da popularidade dos aplicativos de acordo com a categoria. Os jogos foram mencionados como uma das categorias mais populares, na App Store as categorias mais populares são os jogos (58%) e entretenimento (18%) e na BlackBerry App World os jogos também ficaram na liderança com 29% enquanto utilidades teve 18%.

Com esses dados e os apresentados no Slideshare, além de perceber o grande destaque que App Store tem diante das demais, tanto em crescimento quanto em tamanho, pode-se ver que os consumidores estão menos preocupados com o custo dos aplicativos e mais com as suas preferências pessoais de conteúdo.

Veja a apresentação completa no Slideshare

Tecnologias: Aplicativo Mobile.

Empresas participantes: Distimo.

Compartilhe esta página:

  • E-mail
  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • delicious
  • feed
  • technorati