Notícias

28 de julho de 2008

O polêmico PaySMS

Por: Pedro Bombonatti

paysms

Segue abaixo uma matéria da TELETIME sobre o polêmico PaySMS, confira, vale a pena:

Empresa promete dinheiro fácil para quem aceitar propaganda em celular

Sexta-feira, 25 de julho de 2008

“Ganhe recebendo SMS no celular! Quantos SMSs você recebe por dia? Seria um problema receber um SMS a mais em troca de um grande produto? Seria um problema receber SMS que te mantém informado de ofertas ou serviços do teu interesse? A resposta a estas simples perguntas é não! Então cadastre-se logo na PAYSMS. A única coisa que você tem que fazer é ler as mensagens que chegam, sem precisar fazer outra coisa”.

É com essas palavras que a empresa cearense Dase Comércio e Representações Ltda. procura conquistar, através de seu site, autorizações (opt-ins) para envio de propaganda para celulares. Para cada mensagem de propaganda que receber em seu telefone, a promessa é de que o usuário será remunerado em R$ 0,06. O serviço estimula cada usuário a convidar outras pessoas para participar. Cada mensagem que um indicado seu receber, o usuário ganha R$ 0,04.

Cada SMS para um indicado de um indicado vale R$ 0,03, e assim sucessivamente, até quatro níveis de distância. A partir de R$ 50 acumulados é possível solicitar o resgate do dinheiro, que pode ser depositado diretamente na conta bancária do usuário. A iniciativa, intitulada “PaySMS”, é classificada pela empresa como “marketing multinível”, algo parecido com as antigas “pirâmides financeiras”. O site está hospedado no endereço www.paysms.com.br.

Para se cadastrar, o usuário precisa assinar um contrato e preencher um cadastro. Uma cópia precisa ser enviada pelo correio ou por e-mail. O cadastro solicita uma série de informações pessoais que, em tese, serão usadas para segmentar as campanhas dos anunciantes. O cadastro pede, entre outras coisas: idade, escolaridade, faixa de renda etc. Esquece, porém, de um dado muito importante para embasar campanhas de mobile advertising: áreas de interesse do consumidor.

Sem opt-out

Cadastrar-se no programa parece fácil. Mas sair talvez não seja. Uma cláusula do contrato garante que ele pode ser rescindido a qualquer momento por ambas as partes “desde que haja prévio aviso à outra parte”. O difícil, porém, é falar com a Dase. TELETIME News enviou dois e-mails esta semana para endereços eletrônicos disponíveis no site da empresa e não recebeu resposta. No site “PaySMS” não consta nenhum telefone. Já no site da Dase (www.dase.com.br) aparecem os contatos de “distribuidores” do serviço em alguns Estados do Brasil.

TELETIME News conseguiu falar com dois distribuidores: um de São Paulo e um do Mato Grosso do Sul. O primeiro disse que estava fora do escritório e que mandaria mais tarde o telefone da Dase em Fortaleza. O outro disse que existe uma ordem do presidente da Dase para que seu telefone não seja informado para ninguém de fora da empresa. Nem pelo serviço de auxílio à lista telefônica foi possível descobrir o número: pelo nome da companhia o telefone está indisponível e se a consulta é feita pelo endereço da Dase em Fortaleza a atendente informa que não consta nenhum número. “O opt-out tem que ser fácil e acessível de várias formas, inclusive através de SMS enviado do celular do usuário”, explica o chairman da Mobile Marketing Association (MMA) no Brasil, Federico Pisani.

O contrato da Dase não discrimina como poderia ser feito o “opt-out”. Aparentemente, a empresa não conta com nenhum mecanismo para que o cancelamento possa ser feito do próprio celular. Os distribuidores contatados afirmaram apenas que é possível rescindir o contrato facilmente pela internet.
Vale lembrar que a Dase não é associada à MMA, embora use em seu site uma notícia sobre a criação da associação para promover a idéia de publicidade no celular e, logo, seu projeto “PaySMS”. A empresa também não se cadastrou no Guia de SVA deste ano publicado pela Converge Comunicações e que lista mais de 350 empresas do setor.

Exterior

A Dase utiliza gateways no exterior para o envio das propagandas. Uma mensagem logo na tela de abertura do site indica isso: “Atenção usuários Vivo e Claro: você, usuário dessas operadoras, que ainda não recebeu SMSs ligue para o atendimento e peça o desbloqueio do recebimento de SMSs enviados do exterior. É seu direito, é totalmente grátis”. No site da Dase encontram-se dois logotipos de integradores internacionais expostos no canto inferior direito: Agile Telecom e Mobyt. Ambos ficam na Itália.

No Brasil, é uma praxe de mercado consultar as operadoras antes de realizar qualquer campanha de mobile marketing. A Dase, porém, preferiu não fazer isso. “Não precisamos avisar as operadoras brasileiras. Quem envia as mensagens são operadoras internacionais”, disse o distribuidor do Mato Grosso do Sul.

Distribuidores

Além de angariar “opt-ins” de consumidores, a Dase oferece também vagas para “distribuidores”, pessoas autorizadas a procurar por conta própria empresas interessadas em enviar propaganda pelo sistema PaySMS. Para ser um distribuidor e receber um “kit de adesão” é preciso pagar uma taxa de R$ 599. O kit de adesão inclui um pacote de 500 mensagens que podem ser distribuídas de brinde para potenciais clientes e um programa chamado “UltraSMS”, para disparo de mensagens de texto. Cada SMS de propaganda enviado para a base de “opt-in” do sistema PaySMS custa R$ 0,50.

O distribuidor de São Paulo informou a TELETIME News que já conseguiu convencer algumas pizzarias e uma empresa de ração animal a enviar mensagens de texto para a base PaySMS. O distribuidor do Mato Grasso do Sul, por sua vez, disse que um banco, um fabricante de automóveis e até partidos políticos já teriam usado o serviço.

Base de usuários

Segundo os distribuidores ouvidos por TELETIME News, o projeto foi lançado em fevereiro e teria hoje 90 mil pessoas cadastradas. Uma rápida pesquisa pela internet revela vários blogs e fóruns de discussão promovendo ou comentando o projeto. Existem até mesmo comunidades no Orkut sobre “PaySMS”, algumas com mais de 8 mil participantes. Nelas, é possível encontrar reclamações de usuários que ainda não teriam recebido nenhuma mensagem de propaganda.

A resposta geralmente é a mesma: o projeto está começando e é preciso esperar um pouco mais. Até o fechamento desta matéria, a Dase não respondeu aos e-mails enviados por TELETIME News.

Gostaria de ressaltar que eu também cheguei a trocar alguns e-mails com a Naédja, da Dase, que concordou em responder a umas perguntas para a MobilePedia. Porém, quando enviei as perguntas, ela sumiu… Não tive meu e-mail respondido e nunca mais a vi no MSN.

O tema é polêmico por si só…

O que será que as operadoras pensam a respeito?

Será que já existe algum anunciante associado ao sistema?

Perguntas não faltam! Já as respostas…

Tecnologias: SMS.

Empresas participantes: Nenhuma empresa participante.

Compartilhe esta página:

  • E-mail
  • linkedin
  • twitter
  • facebook
  • delicious
  • feed
  • technorati
login

Cadastre-se para que o seu comentário apareça na área "Comentários em destaque", na barra lateral do site. Obrigado!

Cadastrar

Comentários:

g23info 15 de novembro de 2009

Muito bom! Concordo com o Pedro em 100%, pena que as pessoas envolvidas, eu também, não reclamaram antes, no meu caso todo mês havia créditos para receber, uns R$ 5,00 "indicando" mas não tinha como sacar, pois pagaria uma taxa abaixo de R$ 50,00 que nunca chegou, e quanto a mensagens no celular, da tim, nunca chegou, apenas algumas deles mesmos informando que logo eu receberia tais mensagens... Um alerta, que pode ser usado também (não diflamando ninguém) para outros serviços como os do Google Adwords, e outros tantos que existe por ai, no blog http://g23info.blogspot.com é possível ver mais alguns, alguns pagam em dia como o pagamento seguro https://pagseguro.uol.com.br/?ind=1453130 Abraço a todos.

Renan 12 de novembro de 2009

Essa PaySmS é uma furada! Eu quase que faço meu cadastro também, mas quando descobri que teria que enviar copias de documentos, eu desconfiei. Só fico imaginando como pode ter tantas pessoas inocentes ao ponto de acreditarem nisso! Ate hoje não fiquei sabendo de ninguem que ja tenha tido recebido mensagens!

Diego 05 de outubro de 2009

Agora a Paysms mudou para Publicel. Niguém foi avisado, pelo menos, eu não. Por que será?

Fabio Ruiz 06 de agosto de 2009

o site tá fora do ar faz tempo. Isso era de se esperar, não daria certo.

Onesio 06 de agosto de 2009

Não vejo muito sentido em receber SMS marketing se este não tiver algum valor para mim. Receber SMS apenas pelos R$ 0,02?? Minha paciência vale bem mais que isso. Quanto ao MMN acho totalmente válido se houver critérios sérios de adesão e pessoas que entendem da dinâmica do negócio. Agora, lidar com comunicação em massa é muito sério. Imaginem então a nível individual, que é o tipo de comunicação que o celular permite. Nossa empresa oferece o serviço de solicitação de táxis via SMS, e ainda permite que o usuário efetue o pagamento da corrida pelo celular. Temos plena consciência da seriedade que é lidar com informações sigilosas, pois consideramos o celular um verdadeiro "documento de identidade". O governo já descobriu isso e novidades virão, alguém duvida??

DAVID 05 de maio de 2009

Acho q o site findou sendo tirado do ar. Não se consegue acessar mais, nao oda paysms nemo da dase

cesar 03 de maio de 2009

Acredito pelos comentarios, que essa empresa não esta qualificada para esse tipo de abordagem, deixo uma pergunta .alguem já se beneficiou ou foi conteplado por essa empresa?

MOZART 14 de fevereiro de 2009

Uma crítica para mim só é construtiva, quando quem critica entende do assunto. Muitas pessoas mesmo sem nunca ter participado de Marketing de Multinível, fala mal desse sistema, que a meu ver tem mudado a cara de muitos brasileiros, e isso é fato e contra fatos não há argumentos. Eu pessoalmente já li várias matérias publicadas em diversas revistas, jornais etc. Conheço muita gente, que conseguiu crescer e chegar a um nível financeiro muito melhor com MMN. Infelizmente tudo que chama atenção contraria as grandes empresas e de certa forma cria-se um temor sem ter porque. MMN com cadastro grátis de fato chama muito atenção mesmo, e nesse caso qual o prejuiso que alguém pode ter se não investiu absolutamente nada. Acho que por ser de graça, para quem participar terá uma imensa facilidade para desenvolver esse negócio. Convido-os a participar de uma reunião online da empresa, afinal temos que primeiro nos informar para depois criticar. Eu pelo menos fiz isso antes da a minha opinião. Sucesso a todos.

Tatiana 22 de janeiro de 2009

dase.com.br Danielly Feitosa De Oliveira Rodrigues M.E. 007.805.100/0001-34 sergio.casto@poste.it

Ricardo 18 de janeiro de 2009

Essa empres é uma farça, cuidado com seus dados, nunca caia em golpes como esse, quem se cadastrou nesse site o melhor a fazer é abrir um boletim de ocorrencia para se previnir de futuros golpes em seu nome, agora quem enviou seus documentos....ai meu amigo, faça uma oração para que seu nome não va para o brejo. Muito cuidado com empresas novas que oferecem dinheiro facil sem credibilidade!!!! esse é um pónto fundamental CREDIBILIDADE, empresa que tem um nome a zelar nao oferece dinheiro assim tao facil. cuidado com empresas como PAYSMS BEEBO e outras por ai. ABRAÇOS

Fabio 30 de dezembro de 2008

Pessoal, Não entendo pq da discussão. Eu não participo pois não tenho interesse, porem não entendo a torcida contra. Deve-se acompanhar a empresa em relação à legalidade, recolhimento de impostos, pagamento das comissões, ... é isso que importa. Deixe o pessoal empreender!

Joel 30 de dezembro de 2008

Obrigado Pedro Duarte, e se não der certo neste, eu já estou em outro também que já me trouxe resultados bem expressivos, e este eu aguardo no que vai dar, porém, mesmo sem receber nada por enquanto continuo aumentando cadastros, mas cadastros que não pagam nada, não estou oferecendo distribuição. Se eu descobrir algo ou algum calote nisso, eu mesmo denunciarei e faço uma campanha forte contra. Antes de entrar eu estudei bem, pois venho acompanhando matérias a respeito desde novembro de 2007 quando passaou na Rede Globo sobre anuncios em celulares na Europa e que podia chegar ao Brasil. Também tinha minhas dúvidas e desconfianças, mas ainda acredito que vá dar certo. Abraços!

Pedro Duarte 29 de dezembro de 2008

Boa sorte Joel... vai precisar.

Joel 29 de dezembro de 2008

Olá a todos, não sei o porquê de tanta discussão! Se não estão com medo da concorrência por que o problema? E por que não deixar os que não tem condições de pagar um anuncio na tv, rádios ou jornais, fazerem suas propagandas a um baixíssimo preço? Fiz um curso em 2005 de montagem e manutenção de celulares de uma empresa junto com o SENAI, e já via nos materiais que o professor levava de como era os celulares na Europa e Asia com propagandas, noticias e Tv nos mesmos. Naquele ano por exemplo, era possível fazer saques em caixas eletrônicos e compras nos supermercados só apresentando os celulares no caixa. Aquí no Brasil começou mais de um modo diferente. Ví uma matéria na Tv outro dia, acho que foi na Globo se eu não me engano, sobre as empresas européias e americanas já estarem fazendo (formulando) propagandas para colocarem no Youtube gratuitamente ou em um canal separado para este fim, como é o canal do Capital Inicial, só como exemplo. Já pensando em um futuro mercado. Sempre assisto o Ministro das Comunicações em entrevistas falando sobre a Tv digital, internet e tudo mais e fico muito preocupado com a rapidez que as coisas acontecem e até agora não construí meu site e não quero ficar prá trás! Também tenho curso de Webdesigner mas não montei um a sério pois estou sem tempo agora. Muita coisa será possível com os celulares 3g, inclusive comerciais das grandes emissoras de Tv como já vem acontecendo no exterior e conforme o próprio Ministro Hélio Costa já disse. Se tem gente que não gosta, tudo bem! Mas não estrague a oportunidade de outras pessoas e eu ganhar algo com isso. Tomei minhas precauções, e tenho cópia do contrato que tanto serve para eles enviarem e eu não poder reclamar judicialmente que não queria receber propagandas como serve para mim também receber apenas os tipos de SMS que escolhí receber. Ou seja, se receber algo que fira o contrato, eu tenho plenos direitos de entrar com uma ação conforme o próprio contrato esplana. Por quê os grandes meios de propagandas de Tvs não abaixam os preços, mas bem baixos mesmo, para que todos tenham a oportunidade e direito de anunciar seu produto como as grandes empresas anunciam? Acho é que até as mesmas ao verem o negócio crescer irão se aproveitar disso. Veja este vídeo no UOL: Notícias pelo celular e internet são futuro do jornalismo http://tvuol.uol.com.br/#view/id=notacias-pelo-celular-e-internet-sao-futuro-do-jornalismo-04023964DCB91326/user=933djc8m5e6u/date=2008-10-12&&list/type=search/q=celular/page=10/ O problema é que ninguém falou em me pagar para assistí-los, eu é quem vou pagar a conta pelo jeito! Só respondendo a pergunta do Valter: Ainda não recebí nada, estou aumentando minha rede. Sou apenas um associado por enquanto, só para receber propagandas e aquí na minha cidade não tem muita gente cadastrada ainda. No começo pode até ser que eu não compre nada, mas com dinheiro no bolso, por que não comprar? E por outro lado, quem está enviando as propagandas terá certeza de que eu as lerei! Uma coisa vc deve saber, não é porque você cadastrou seu celular que receberá diariamente anuncios, vai depender da quantidade de propagandas enviadas e se são das quais você escolheu receber! Pode ser que receba 20 SMS por dia ou nenhum por vários dias. "há mais tem gente que tá recebendo e ganhando dinheiro e eu não!" bom pode ser que as propagandas que ela escolheu sejam diferentes da sua, e ou, a quantidade não alcançou um grande número de pessoas. Você só ganha pelo que recebe e os de seus convidados e por lê-los.

Valter 19 de dezembro de 2008

Gostaria de saber uma coisa: Afinal de contas, quem cadastra o seu celular na Paysms, realmente ganha alguma coisa? financeiramente falando? Alguém sabe sobre a real possibilidade de ir ao banco e sacar o dinheiro depositado pela Paysms? Gostaria de saber.

willian 26 de setembro de 2008

2 coisas: 1 é marketing multi nível; outra é mobile marketing. Sobre a primeira eu creio que alguns negócios funcionam bem neste canal. Não sou absolutamente contra... Embora, eu creio que o marketing direto mononível é mais sustentável (CASES: NATURA E AVON) falam por si. Já na segunda questão, mobile marketing tem que ser tratado com o devido carinho sim. O celular é um aparelho muito ìntimo, de maneira que queimar o canal é fácil... Mas que eu caí na tentação de aplaudir, ah... eu caí... é locura pelo opt-in. Que tentação... Aproveitando, eu gostaria de saber dos senhores, qual opinião e cases sobre aquisição de opt-in? hehehe "isso porque a tv digital ainda nem é interativa, e ainda é incipiente em aparelhos celulares" "isso porque vou fazer ligação grátis pelo skype, com a Marta prefeita" eehe Abs WillI

Elton 25 de agosto de 2008

Concordo com grande parte das críticas, mas há coisa infundada: Sobre a questão da qualificação e do interesse de grandes empresas pela divulgação oferecida pela PaySMS, fiz uma análise semelhante em MAIO. Pode ser acessada abaixo por quem tem orkut: http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=30733085&tid=2588838254046937379&na=4&nst=-9&nid=30733085-2588838254046937379-5209565545078604196 Portanto, sobre esse ponto, estamos 100% de acordo. Previ que a PaySMS se tornaria semelhante a empresas de email marketing com atuações semelhantes: ou seja, atingindo um pequeno nicho. Este é um nicho QUALIFICADO, mas apenas para propostas de Marketing Multinível. Dito isto, entro nessa questão sobre esse sistema de negócio: Foi dito que não tem sustentação a longo prazo e que não trás benefícios para os clientes. Foi tratado quase como crime ter vagas para distribuidores. Creio que esse seja um gravíssimo erro. Ao invés de ficar aqui debatendo o assunto, vou apenas citar alguns pontos para reflexão: - Esse sistema existe há mais de 50 anos, com empresas com Capital Aberto, além de inclusões na Inc. 500 dos EUA. - Há diversas empresas nesse ramo com faturamento superior a 1 Bilhão de dólares. - O UNIBANCO recentemente ingressou nesse mercado, se tornando o maior emissor de cartões do Brasil em apenas 1 ano. (o crescimento gerado fez com que o banco assumisse esta posição.) Por fim, não gostaria de entrar em discussão com pessoas que não conhecem bem o sistema. Creio que, para avaliar qualquer coisa, é importante CONHECER ANTES. Para isso, sugiro um vídeo esclarecedor. Se você quer debater essa questão, por favor, assista ao vídeo antes para não levantar questões respondidas nele... O vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=-6334635374444003473 PS: Não estou defendendo a PaySMS. Como disse na primeira parte, concordo com a análise, e inclusive fiz algo semelhante em MAIO. Entretanto, esta empresa não representa todo o universo do Marketing de Rede, um tema que hoje é inclusive tema de curso em Universidades americanas (no vídeo acima, você verá a entrevista com um professor da Universidade de Chicago).

luan 16 de agosto de 2008

to querendo saber se ta dando dinheiro????? .... como ta indo???

Aldo 11 de agosto de 2008

Melhor ainda para eles. Sao "novos" 15 impactos!!!! Altamente qualificados!!!

Fermat 11 de agosto de 2008

Por falar em enganar, uma pergunta: Como a PaySMS vai controlar os espertos? E se eu resolver "investir" na empresa e ter 15 chips diferentes?

kana 10 de agosto de 2008

Exatamente o que disse! Concordo com vc Patrícia!!! Nenhuma empresa séria compraria esse tipo de base. Agora se o foco deles é vender mailling para a pizzaria do bairro... é outra coisa!!! Aí da até para enganar o tio da pizzaria... pq resultado não terá... isso é fato!!! Pois o consumidor... esta preocupado em ganhar os centavos dele, e não ser beneficiado... quantos mais SMSs receber, mais trocados terá... Nossa discussão esta muito além de quem compra ou não... mas sim no modelo utilizado!!! Ricardo Franco... vamos ser francos neh!!! :)

Fermat 10 de agosto de 2008

Melhor nome para o produto seria SubornoSMS. Só que comunicação e marketing não é suborno.

Patricia 10 de agosto de 2008

Medo de concorrencia? Vamos ver: 1) Uma base que esta disponivel por interesses que nao afinidade com o conteudo anunciado. 2) Uma base que muito provavelmente abrira a mensagem recebida com atencao proxima de zero. 3) Uma qualificacao absolutamente duvidosa. Me parece algo de muito pouco interesse para anunciantes serios e de porte. Por outro lado, acredito que conseguira tirar uma graninha de alguns desavisados. Com relacao a concorrencia, as empresas serias estao no mercado para longo prazo. Este modelo nao se sustenta de forma solida por muito tempo. Mas sempre dara um troco para alguns. E esses alguns existem em todas as industrias. Vide os provedores de listas de spam. Ou seja, esse modelo (se eh que isso eh um modelo), em minha opiniao, nao causa qualquer tipo de concorrencia nas empresas atendidas pelas agencias serias. Ou alguem imagina a Unilever comprando isso???? Quem entende nao cai nesse conto.

Fermat 09 de agosto de 2008

Qual concorrência, exatamente?

Ricardo Franco 08 de agosto de 2008

Pessoal, Vejo que infelizmente estão sem informações importantes. Convido-os a participar de uma reunião online da empresa. O que vcs postaram até agora, e o autor do texto, só demonstra um medo de concorrência.

Alex 02 de agosto de 2008

Agora no site www.teletime.com.br aparece uma nova noticia do presidente da Dase Ltda (data 01/08/2008 18hs 28. Por favor vcs podem colocar essa noticia por aqui? Estou muito curioso. Obrigado

Pedro Bombonatti
Pedro Bombonatti 01 de agosto de 2008

Olá Alex, a) Impossível não achar o formulário, concordo com você. Porém, neste formulário a pessoa não escolhe o tipo de propaganda que deseja escolher. b) Existe uma diferença grande entre o "legal" e o “legitimo".

Alex 01 de agosto de 2008

Caro Pedro Bombonatti, a) é impossível não achar o formulário, pois este aparece no momento da inscrição. E sem completá-lo resulta impedido o acesso a própria área restrita. Neste formulário a pessoa escolhe o tipo de propaganda que quer receber. b) Eu não vejo nada contra ao fato que uma empresa se utilize de revendedores para comercializar os próprios serviços. Resulta-me que existe um contrato disponível no site www.daseltda.com para formalizar a posição do distribuidor assim como previsto pela legislação vigente.

MIlton Friedman 31 de julho de 2008

Amigo Alex, Todo mercado precisa ser regulamentado. Me mostre um que não o seja, por favor - ou por meio de auto-regulamentação ou legislação governamental. Quanto mais apoiarmos as entidades compostas por empresas do próprio mercado, melhor para nós, pois evita ações do governo, na maioria das vezes estapafúrdias, veja todas as decisões sobre internet. Sobre PaySMS/Dase. Não há nada de revolucionário neste modelo de negócios. Este tipo de ação está aí há muito tempo e em outros serviços. E nunca gerou benefícios para o consumidor. A PaySMS/Dase é livre para fazer o que quiser. Mas deve respeitar os princípios e regras do mercado que faz parte. Operadoras não vêm entre aspas. Sem elas, não têm negócio. É importante que a Dase como empresa esteja livre para desenvolver seu negócio. Desde que respeitem as regras estipuladas. Ou seja, você pode ter a base que quiser - desde que respeitada a conduta ética com esta. Esperamos que seja o caso do PaySMS. Porém, acho difícil que esta seja uma base qualificada. Acompanharei para ver se obtêm algum sucesso. A permanecer vendendo para pizzarias, acho complicado. Espero que o usuário seja capaz de cancelar seu serviço com facilidade - não foi o depoimento. Imagine que um banco resolva dar dinheiro. Bom isso? Aparentemente sim. Pois é, mas não dão. E sabe pq não? Houve um consenso dentro do próprio mercado de que no longo prazo este tipo de ação somente seria prejudicial. Mais de uma PaySMS e o mercado não funciona. E somente com uma, nada acontece. Se a Dase fosse meu negócio, eu reavaliaria o business plan.

Jorge Maska 31 de julho de 2008

.........Vc recebe um SMS pensando que é de alguém importante ou algum assunto de seu interesse e de repente: Apresente essa mensagem e ganhe uma banana!...... Muito Boa !!!! Em Portugal os patrícios ganham 15 euros para cada novo indicado que passa a ter uma Mobile Page de Divulgação Pessoal ou empresarial....Ora pois, pois...15 euros num país aonde a tarifa de acesso 3G está na faixa de 7,50 euros /mês.... Nada mau para quem tem amigos....Afinal de contas... Navegar é preciso... www.clickfale.com

kana 31 de julho de 2008

Alex, Antes de mais nada, quero lhe fazer algumas perguntas; Você acha que uma empresa séria utilizaria uma base dessas para fazer uma ação de marketing, sabendo que o cara que vai receber esse SMS não quer nem saber o que esta escrito e sim que ele vai ganhar 2 centavos? Você acha isso estratégico? Creio que existem pessoas comprando chips pré-pagos e se cadastrando só para receber a publicidade no celular... Tudo que estamos discutindo é mais ou menos o que o Castelo levantou no tema SMS marketing – Como não queimar o canal? O que esta acontecendo com empresas que fazem esse tipo de ação... é basicamente o que aconteceu com e-mail, vender bases para diversas empresas fazerem a sua publicidade, vc´s acham correto? Vc recebe um SMS pensando que é de alguém importante ou algum assunto de seu interesse e de repente: Apresente essa mensagem e ganhe uma banana! As operadoras e as grupos de regulamentação como Anatel, MMA, Ampro, ABAP e xpto são responsável SIM pela criação de regras e políticas sobre utilização do SMS. Sem esse papinho de querer ganhar dinheiro dessa forma... como vc mesmo comentou, seja ético, e comece um planejamento de criação de base segmentada para as empresas, crie ferramentas que possibilitem os seus clientes a criarem as suas bases e não comprar números de chips desligados ou o cara que só quer saber da merreca e nem lê a mensagem... Abs

Pedro Bombonatti
Pedro Bombonatti 31 de julho de 2008

Olá alex, Onde o usuário escolhe que tipo de mensagem quer receber?... Não achei! O que você acha da DASE oferecer vagas para 'distribuidores"? Abs

Leo Xavier 31 de julho de 2008

Amway mobile?

Alex 31 de julho de 2008

Não entendo o porquê de tanta indignação.....afinal o usuario escolhe de participar sem ser forçado e escolhe que tipo de recados receber (contrariamente ao que o jornalista escreveu)....Inclusive no site da DASE existe disponível um código de ética e de conduta e no da PAYSMS existe publicado um documento de política de privacidade e de tratamento de dados... A questão parece ser que alguem talvez esteja querendo defender sua renda de posição no mercado, que julga estar em perigo, se escondendo atras da bandeira da MMA que não é lei coisa nenhuma em matéria e cuja opinião conta como a minha o a de vocês. As coisas vão mudando .....sistemas assim existem ha muito tempo em outros paises e estão revolucionando o mercado e trasformando o usuario de propaganda em sujeito ativo capaz de escolher e de participar com um pequeno lucro no negócio...Melhor seria se preocupar que tudo isso desenvolva numa concorrência limpa e ética, sem incomodar, como parece pelo grito de socorro de alguem ai, as poderosas "operadoras"....a menos que esse alguem receba alguma coisa em troca por isso.

Fernando 31 de julho de 2008

É curioso que as coisas caminhem nessa direção... ao oferecermos dinheiro em troca de conteúdo promocional (refiro-me ao P do composto de MKT), automaticamente desqualificamos a base de consumidores. Afinal o interesse é o dinheiro e não o conteúdo! O momento é de pull e não mais de push, os consumidores cansaram, estão com menor atenção e os retornos tendem a cair.

Leo Xavier 31 de julho de 2008

Oi pessoal, Acho importante levantar discussão sobre quem alimentará (ou não) essas iniciativas: o mercado anunciante. Obviamente, qualquer agência ou anunciante sério perceberá que se trata de spam e não investirá. Ninguém é imbecil e todos entende o valor da comunicação adequada com seu target. Manter um negócio vendendo pacotes de SMS para pizzarias é meio complicado, não? De qualquer forma, acho importante as operadoras se movimentarem para coibir isso. Abs Léo

Terence Reis 30 de julho de 2008

Oi Nicolau, A MMA atua junto às operadoras e empresas-membro na definição de regras de conduta do mercado. Estas estão em desenvolvimento para o Brasil. Gostaria de chamar a atenção para o fato de que mesmo com regras e a aplicação 100% destas, em termos regulatórios nosso alcance se limita aos membros. Se uma empresa optar por uma atuação "outsider", não há como impedi-la. É inclusive direito desta, em termos de liberdade de ação no mercado. Claro, cabe a nós - não somente a MMA, como as empresas que compõem o mercado - excluir ou evitar negócios com empresas que não prezam pela condução ética de seus negócios ou optam por não observar as regras do mercado. Economicamente falando, uma empresa que opta por não observar as regras do mercado terá vantagens competitivas indevidas que somente evitaremos se todo o ecossistema se mantiver de acordo com o esperado. No exemplo acima, a empresa utiliza serviços de interconexão não apenas por conta do preço mas também pq, acredito, empresas nacionais hesitariam em aceitar o projeto. Tendo dito isto, e abordando diretamente sua questão, embora esta ação vá contra os princípios estabelecidos pela MMA, não somos uma agência pública regulatória ou de polícia. Portanto, não há muito a fazer agora. Pense na MMA como o Conar - que tem ação de auto-regulamentação e tem sucesso por contar com a legitimidade e participação de todos os veículos. Trabalhamos pela divulgação e observância das regras pelo maior número de empresas possível, por maior legitimidade e maior educação do mercado, para que estas ocorrências sejam raras. Nossos princípios éticos básicos são encontrados em nosso Código de Conduta: http://mmaglobal.com/codeofconduct.pdf. Muitas vezes nossa resposta pode gerar insatisfação de quem gostaria de ver ações rápidas. Mas pense no desenvolvimento do mercado como um longo caminho, onde determinados desvios podem nos levar a lugar nenhum. Abraços, Terence Reis

nicolau 30 de julho de 2008

pessoas, qual o papel da MMA no assunto? E quais as providências desta com ? Porque se tem hora pra fazer alguma coisa, que seja agora.

Julio 29 de julho de 2008

Não existe. E acho que nem há como proibir a interconexão, mas talvez este uso "inesperado" desta. As operadoras não deixam barato - as ações judiciais são constantes contra estas empresas que se aproveitam da interconexão.

kana 29 de julho de 2008

Isso é complicado e polémico... essas ações são realizadas por interconexão... ao custo de 2 centavos de dólares se envia mensagens para todo o mundo... Existe alguma lei que proíbe a interconexão?

Daniel Vieira 29 de julho de 2008

Parabéns pela matéria, Pedro! Este é um assunto muito delicado quando falamos em mobile marketing, ainda mais quando o opt-out é dificultado. É comum surgirem comentários sobre empresas como a Dase em reuniões com clientes. Eles acham um ótimo negócio "divulgar a sua marca para milhares de pessoas" (pra não falar milhões). Acredito que grande parte das empresas de mobile do mercado são contra essa prática, trabalham seriamente e instruem seus clientes, mas ainda é preciso trabalhar de forma unificada. Quantos de nós já não passou pela situação de ter que apresentar um projeto para as Operadoras, esperar dias para uma resposta, e as vezes ser obrigado a realizar alterações emergenciais para obter uma autorização? Concordo com a pergunta deixada pelo Pedro: "o que será que as operadoras pensam a respeito?" Abs, Daniel Vieira

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes